O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) lançou o “Educação de A a Z”, um relatório das ações desenvolvidas entre 2018 e 2021. A elaboração de estudos, diagnósticos, pesquisas e orientações aos Tribunais de Contas fizeram parte das atividades desempenhadas pelo CTE-IRB, além da implantação de projetos-pilotos e a proposição de parâmetros de controle que pudessem ser replicados pelos órgãos de controle brasileiros. Acesse aqui: Relatório CTE-IRB 2018-2021 – Educação de A a Z.
De acordo com o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, o atual cenário da educação pública nacional é desafiador por diversos motivos, e a pandemia da Covid-19 trouxe ainda mais dificuldades, expondo sobremaneira as desigualdades sociais que impõem severos obstáculos para toda a comunidade escolar. “Essa nova realidade exige dos órgãos de controle iniciativas de colaboração, orientação e acompanhamento das ações dos gestores públicos. A educação, como toda política de longo prazo, precisa de investimentos contínuos para que possa se consolidar e prosperar. Desejo que o trabalho desenvolvido pelo CTE-IRB possa servir de base e de estímulo para outras iniciativas”.
As atividades tiveram o apoio e a participação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom). A publicação, organizada em verbetes, contempla, de forma sintética, as principais ações desenvolvidas. Nos últimos dois anos, as iniciativas estiveram centradas na mitigação dos efeitos da pandemia na educação e na mobilização dos órgãos de controle, dos gestores públicos e da sociedade em torno do tema.
Fonte: Comitê Técnico da Educação do Instituro Rui Barbosa (IRB).