MPC-PR divulga relatório das ações realizadas durante a gestão 2020-2024

Nesta terça-feira (30), o Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR) divulgou o relatório com o balanço da gestão da Procuradora-Geral Valéria Borba (biênios 2020-2022 e 2022-2024). Dividido em sete capítulos, o documento destaca as principais ações e projetos da instituição realizados durante esse período. 

Ao longo desses quatro anos, a instituição passou por momentos de intensos desafios, mas também por superações e conquistas. A começar pela pandemia da COVID-19, que exigiu muita versatilidade das instituições de controle externo, quando foi necessário se adaptar aos novos formatos de trabalho remoto sem prejuízo de suas atividades de fiscalização. 

Para tanto, a gestão buscou fortalecer as equipes de trabalho, por meio da reorganização de funções e criação de núcleos auxiliares, como o Núcleo de Análise Técnica (NAT), Núcleo de Apoio Estratégico (NAE) e Núcleo de Comunicação (NuCom). Cada uma dessas equipes é responsável pelo desenvolvimento de diferentes frentes de trabalho, visando alcançar uma maior efetividade na condução das atividades e proporcionar um controle mais proativo e integrado. 

Além disso, no ano passado (2023), também foi promovida uma reestruturação do quadro de servidores do MPC-PR, com a criação de oito cargos em comissão.  Dessa forma, os gabinetes das Procuradorias passaram a contar com dois servidores cada, os quais auxiliam diretamente os Procuradores nas demandas processuais e atendimentos aos jurisdicionados. 

Essas ações permitiram que fossem exploradas novas possibilidades de estreitar laços com a sociedade. Um exemplo disso foi o desenvolvimento do canal “Fale Conosco” (faleconosco@mpc.pr.gov.br), que passou a ser o canal de comunicação oficial da instituição para o recebimento de denúncias e atendimento de demandas feitas pelos cidadãos e outras entidades.  

Nesse mesmo sentido, temos a presença cada vez mais forte do MPC-PR nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Youtube. Além de contribuir para a promoção da transparência institucional, também tem permitido um diálogo mais próximo com a sociedade, por meio da divulgação de conteúdos educativos e de interesse social.  

A consolidação da Revista do MPC-PR, com a revisão da sua política editorial e hospedagem em site próprio, representou outro importante avanço institucional. Tais medidas possibilitaram o upgrade da publicação para o conceito B3 da Qualis Periódicos, conforme avaliação realizada pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Essas ações e conquistas promovidas na gestão foram possíveis graças ao comprometimento e esforço de todos os servidores que compartilham do mesmo objetivo: aproximar o cidadão e aprimorar as ações fiscalizatórias do Ministério Público de Contas, visando a efetividade do controle externo e social. 

Para conferir a íntegra do relatório, clique aqui.

Encerramento da gestão 

A gestão da Procuradora Valéria Borba encerrará no dia 7 de maio. Ela será sucedida pelo Procurador Gabriel Guy Léger, eleito para o biênio 2024-2026, que tomará posse em 8 de maio, durante sessão solene do Pleno do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR).