Com o objetivo de debater o papel da inovação colaborativa e da tecnologia no aprimoramento da gestão pública e do controle externo, o Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR) realiza no próximo dia 25 de abril, das 15h às 17h, o curso online “Hackathons e Ferramentas de Inovação Aberta”.
A capacitação será conduzida por Fernando Tomé, co-fundador e consultor de inovação da Comnaction Inteligência Social & Digital, com ampla experiência na idealização, curadoria e realização de projetos voltados à inovação para empresas e governos. (Confira o currículo do palestrante aqui.)
O curso abordará temas como:
- Inovação X Invenção.
- Inovação: O que é? Para quem é? E por que inovar?
- Cultura de inovação.
- Inovação no governo.
- Inteligência Artificial: Oportunidades e Desafios.
- Ferramentas de inovação.
- Hackathon;
- Resultados de hackathons: Tribunais do Rio Grande do Norte e de Rondônia, e Ministério da Saúde.
Público-alvo e formatos de participação
A formação é voltada para membros, servidores e estagiários dos Ministérios Públicos de Contas, que terão acesso exclusivo ao evento por meio de sala privada no Microsoft Teams, mediante inscrição prévia. Para os participantes dessa modalidade será emitido certificado de 2 horas. O link de acesso ao evento será encaminhado aos inscritos no dia 21 de abril.
Contudo, em razão do amplo interesse no tema, o curso também será transmitido ao vivo pelo canal do MPC-PR no YouTube, em formato aberto ao público, sem necessidade de inscrição e sem emissão de certificado. A transmissão poderá ser acompanhada por meio do link:
Programa Trilhas de Formação
O curso “Hackathons e Ferramentas de Inovação Aberta” integra o programa Trilhas de Formação e Especialização Avançada do Ministério Público de Contas do Paraná. Estruturado em três áreas de conhecimento – Inteligência, Inovação e Inteligência Artificial e Transformação Digital –, a iniciativa tem como objetivo promover a capacitação e a atualização contínua dos profissionais que integram os Ministérios Públicos de Contas, preparando-os para os desafios contemporâneos no controle e fiscalização dos recursos públicos.