Em celebração ao Mês da Mulher, o Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR) promoverá o evento “Desafios e Oportunidades frente às Políticas Públicas das Pautas Femininas“. O encontro reunirá especialistas renomadas para um debate enriquecedor sobre a importância das políticas públicas na promoção da igualdade de gênero, da inclusão social e do fortalecimento dos direitos femininos.
O encontro será realizado de forma online, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do MPC-PR (acesse aqui), a partir das 10h30.
Palestrantes
Para enriquecer o debate, o evento contará com a presença de Jeanine Benkenstein, Mestre em Direito e neurocientista política, com ampla experiência na gestão pública e tributária, tendo atuado em diversas administrações municipais no Rio Grande do Sul. Jeanine também é sócio fundadora da Tributarium Consultoria e Assessoria em Gestão Pública, empresa especializada em Inteligência em Gestão Municipal, com foco na arrecadação de tributos municipais. Na área acadêmica, é professora convidada em cursos de pós-graduação e MBA em diversas universidades e instituições, além de autora de artigos jurídicos e disseminadora de educação fiscal.
A segunda convidada deste evento é Michelle Barron, Chefe de Programas da OIM, a Agência da Organização das Nações Unidas para as Migrações. Natural de Dublin, na Irlanda, Michelle começou a sua carreira na África do Sul e ocupou posições de liderança em diversos países, atuando em organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Programa Mundial de Alimentos (PMA), Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Organização Internacional para as Migrações (OIM), OXFAM e Save the Children. Durante este tempo, desenvolveu e implementou estratégias nas áreas de desenvolvimento, ajuda humanitária, políticas públicas e parcerias. Com uma vasta experiência de liderança técnica nas áreas da migração, proteção, inclusão econômica, gênero, empoderamento de mulheres, políticas sociais, cooperação Sul-Sul e redução da pobreza, ela está na OIM Brasil desde 2018, onde atuou inicialmente como Coordenadora de Emergência para a resposta da OIM Brasil ao fluxo migratório venezuelano nos estados de Roraima e Amazonas. Em fevereiro de 2020, assumiu o cargo de Gerente Sênior de Programa da Unidade de Integração Socioeconômica da OIM Brasil, sendo responsável por ações que já beneficiaram mais de 50 mil pessoas migrantes em 16 estados brasileiros.
MPC-PR e a promoção da igualdade de gênero
Um levantamento realizado em nossa instituição neste ano revelou que o Ministério Público de Contas do Paraná possui 65,6% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, sendo que a representação feminina também é maioria com um total de 32 colaboradoras.
Contudo, apesar do saldo positivo que esses dados demonstram frente às questões relativas à igualdade de gênero, sabemos que ainda são muitas as barreiras enfrentadas pelas mulheres na sociedade e no setor público. Foi pensando em fortalecer esse debate que o MPC-PR incluiu em seu Plano de Ações para o ano de 2025, a promoção de mecanismos de empoderamento feminino, em especial no setor público.
Essa inciativa vai ao encontro das diretrizes do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), tendo em vista a importância de os Ministérios Públicos direcionarem ações estratégicas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).