Servidoras do MPC-PR participam do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas

A segunda edição do Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (II CNCTC), realizado nos dias 04 e 05 de julho, na cidade de Vitória no Espírito Santo, teve como tema central o “papel da comunicação pública na defesa da democracia”. O evento foi composto por um circuito de palestras que abordaram os temas da atualidade relacionados à comunicação pública.  

Na abertura do Congresso, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Conselheiro Domingos Taufner destacou a importância do jornalismo profissional e a relevância de uma comunicação feita com linguagem simples para a defesa de democracia. Para ele, em um mundo em que “as notícias falsas querem dominar os discursos, o jornalismo profissional é um antídoto”. 

O evento reuniu mais de 400 profissionais de diferentes regiões do País, dentre autoridades e servidores públicos, além de interessados da iniciativa privada, jornalistas, advogados, assessores de imprensa e assessores de comunicação. 

Representando o Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR), participaram do II CNCTC as assessoras do Núcleo de Comunicação Giovanna Menezes Faria e Mykaella Ribeiro Mello.  

Palestras e Oficinas 

O Congresso contou com 12 atividades, distribuídas entre painéis de apresentação, palestras e oficinais. O primeiro dia de evento foi marcado por palestras que debateram a relação das instituições com uma sociedade cada vez mais polarizada, tempos em que se faz necessária a aplicação de uma comunicação estratégica, assim como os enfrentamentos para uma gestão de crises eficiente. No período da tarde, os painelistas compartilharam suas experiências no combate à desinformação e às notícias falsas, destacando a importância da integridade das informações.  

No dia seguinte, os congressistas tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre uma comunicação antidiscriminatória e inclusiva. Em síntese, faz parte dessa jornada a utilização de uma linguagem simples, que seja eficiente para que todos os cidadãos tenham acesso e compreendam às informações jurídicas prestadas pelos órgãos públicos, comumente conhecidas pelo linguajar técnico.  

Além dos painéis de palestras, as servidoras do MPC-PR participaram de duas oficinas técnicas, uma sobre a utilização de inteligência artificial como aliada aos processos de comunicação e outra sobre a criação de conteúdo para redes sociais dos órgãos públicos. 

Encerramento 

Durante o encerramento do evento, o Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON), Edilson de Sousa Silva, ressaltou o compromisso dos órgãos de controle em promover a comunicação como uma política pública: “uma sociedade bem-informada é essencial para o exercício pleno da cidadania e a robustez democrática, baseada em transparência e participação cidadã”. 

Para o Vice-Presidente e Coordenador do Projeto, Cezar Miola, a iniciativa buscou oferecer treinamentos para que os profissionais de comunicação, que atuam como uma ponte entre os órgãos de controle e a população, possam ter mais subsídios para elevar o grau de conhecimento do cidadão a respeito do Estado e do funcionamento das instituições públicas.  

Visita Técnica 

As servidoras do MPC-PR realizaram uma visita técnica ao Ministério Público de Contas do Espírito Santo (MPC-ES), na tarde do dia 3 de julho, sendo recebidas pela assessora de comunicação, Ednalva Silva de Andrade, pela chefe de gabinete do Procurador-Geral e da 2ª Procuradoria de Contas, Bruna Maria Ogioni, e pela assessora de nível superior da 2ª Procuradoria de Contas,  Silvane Ambrosio Chuquer. 

Nessa oportunidade, foram discutidos os desafios e particularidades que envolvem a comunicação pública, especialmente no âmbito dos Ministérios Públicos de Contas, destacando as diferentes composições que existem entre eles.

Ainda, as servidoras puderam conversar com o Procurador-Geral do MPC-ES Luciano Vieira, o qual reconheceu a importância do trabalho da comunicação para as instituições como um todo.